ACESE - Prevenção ao Suicídio para escolas
- Dra. Ticiana Paiva
- 27 de jan. de 2020
- 1 min de leitura

A cada 45 minutos uma pessoa se mata no Brasil. Os idosos são as principais vítimas, mas é entre os jovens até 29 anos que ganha contornos de epidemia. Neste grupo, os índices crescem em níveis preocupantes - de 1980 a 2014, a alta foi de quase 30%.
A problemática já chegou nas escolas: automutilação, crises emocionais, vulnerabilidades de alguns estudantes.
Palestra aos pais (Escola Salesiana São José)
Foi com essa necessidade que a APICE Psicologia desenvolveu o Programa ACESE - Acolhimento e Cuidado ao Estudante em Sofrimento Extremo, para difundir e sensibilizar a comunidade escolar para ações integrais e seguras de cuidado e prevenção de comportamentos autolesivos.
Entendemos que falar desse assunto não é fácil, mas é somente com informação e ações tecnicamente fundamentadas que podemos criar um sistema preventivo de cuidado aos nossos jovens.
Desde o início da nossa atuação, 4 escolas já foram beneficiadas, alcançando diretamente mais de 500 coordenadores e gestores, professores e pais.
As modalidades de treinamento que oferecemos incluem:
(1) Treinamento aos agentes educacionais (direção, coordenação, professores, auxiliares, seguranças etc.)

Treinamento com professores do Colégio Múltiplo

No Liceu Salesiano
(2) Palestras aos pais e alunos

Palestra aos alunos da FATEC Campinas

Palestra: "Meu filho sofre, e agora?" - Escola Salesiana São José
(3) Gestão de Crise (orientação e consultoria para momentos difíceis)
(4) Pronto-atendimento emocional (Plantão Psicológico): temos uma equipe de psicólogos treinada para a Atenção a Crise, ou seja, em momentos pontuais, a melhor ação de cuidado é acolher e estabilizar a pessoa de forma imediata.
Quer conhecer melhor esse trabalho? Ficamos à disposição para agendarmos uma conversa e, assim, desenharmos um plano de ação completo e priorizado pelas suas necessidades e ocorrências locais.
--> Contato: suporte@ticianapaiva.com
Comments