"Não quero que o medo do fracasso me impeça de fazer o que realmente me importa". (Emma Watson)
- Dra. Ticiana Paiva
- 28 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Vim aqui te contar que tive um medão esses dias. No último sábado tivemos o 1o. encontro do #meodeus sou psicólogo(a)! que foi um bate papo sobre desafios, propósito e como se destacar na carreira de psicólogo.
Afinal, queremos ou não ajudar os outros e sermos bem remunerados por isto?
.
Como já contei aqui, este encontro foi motivado pelas angústias dos meus alunos que muitas vezes não sabem por onde começar. Mas quem ficou angustiada fui eu! 😅Seria a primeira vez que falaria de uma temática que não as situações extremas, ia falar, de fato, de como organizo minha vida, como é a gestão dos meus projetos e do que entendo sobre psicologia e "negócio" (coisas bem veladas na nossa área, não é mesmo?).
Mas o que mais me deixava insegura era pensar na possibilidade do conteúdo não ser útil. Me incomoda muito pensar em fazer algo que não seja tão relevante.
E eu sei que isso acontece por que um dos meus valores fundamentais é a contribuição. Contribuir me move e, por outro lado, não contribuir me incomoda e muito. E dai que acionei um outro valor muito forte meu: a coragem. Ia "pagar para ver" se aquilo que eu estava propondo falar ia fazer sentido para as pessoas.
E assim pude me sentir mais motivada para o #meodeus e o resultado foi MARAVILHOSO.
A vontade e coragem em contribuir foi maior que o medo de fracassar.
E por que estou te contando isso? Por que eu realmente acredito que identificar o que te motiva, quais teus valores, é o que você precisa para não paralisar. No sábado iniciamos fazendo o Exercício dos Valores Humanos: olhar pra dentro de você e encontrar seu valor pessoal mais forte; depois refletir que é a partir do seu valor que você faz suas escolhas (seja profissionais ou pessoais) que te dão satisfação. Pensar nisso pode te ajudar a enfrentar seus medos também e te dar pistas do que você precisa para agir com propósito.
Vamos fazer? Leia a lista que está no link; selecione primeiro 10 valores (pode ser um pouco mais), aquilo que é importante para você.
Depois selecione 5 e coloque em ordem de prioridade. Guarde essa lista com você e pense ações que satisfação os teus valores sempre.
Grande abraço e boa semana!

P.S. Agir com nossos valores tem tudo a ver com o último texto da Karol: o que te move a ser o que quer que seja sempre terão implicações desagradáveis, mas que, se você agir com propósito, te trarão satisfação e realização pessoal. Bora por em prática?
Tici
Commentaires