Você é um Psicólogo do Amanhã?
- Dra. Ticiana Paiva
- 7 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
Bambu, bisturi, caleidoscópio, formiga... o que isso tem a ver com habilidades desse profissional? Continua com a gente para saber mais e nos conte o que você considera importante!

O tema “habilidades para profissionais do futuro” foi abordado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e nesta semana compartilhei com vocês na #livedequinta o que considero como algumas das habilidades do Psicólogo(a) do Amanhã, em quatro analogias:
Ser Bambu: de origem oriental, o bambu tem a capacidade de se curvar sem se partir. Isto é, o profissional que se adapta às mudanças de valores das demandas atuais e conhece bem as dores do seu público, independente do contexto de atuação, consegue ofertar o cuidado psicológico com flexibilidade, adaptado ao outro na sua singularidade.
Ser Bisturi: é a precisão da intervenção no cuidado psicológico executada com amorosidade. O cultivo da incerteza e abertura para encontrar o novo acompanham essa habilidade, levando em consideração a quantidade esmagadora de informações, somado ao imediatismo das demandas de sofrimento, o psicólogo precisa agir de forma precisa e eficaz.
Ser Caleidoscópio: o instrumento Caleidoscópio é um cilindro com uma estrutura de espelhos. Você conhece? Ele forma imagens como esta ao ser girado, e são sempre únicas.

Aqui o lema é mudança! O profissional criativo tem a capacidade de conectar informações aparentemente diferentes e, a partir dessa conexão, construir ações inovadoras para situações inéditas.

Ser Formiga: guardem essas palavras: conexão e colaboração. O trabalho em rede, práticas integradas e multidisciplinares com profissionais de outras áreas são essenciais para o cuidado psicológico responsável e eficaz. Ninguém atua sozinho!
O importante dessa reflexão é perceber a necessidade de desenvolvermos (hoje!) atitudes tão fundamentais para os sofrimentos da atualidade, para além de que teoria você se vincule.
Quer ver o vídeo da LIVE?
Comments